Avançar para o conteúdo principal

Já conheces a Helvetica?

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻  

Hoje vou falar sobre fontes e famílias tipográficas, em particular da “Helvetica”. 🌹

Fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas, sendo identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. 

Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.  

Helvetica é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. 

Helvetica foi desenvolvida em 1957 por     Max Miedinger e Eduard Hoffman no Haas'sche Schriftgiesserei em Münchenstein, Suíça. Miedinger quis desenvolver uma nova tipografia sem serifa que pudesse competir com o aclamado Akzidenz-Grotesk no mercado Suíço. Originalmente batizado de Neue Haas Grotesk, o seu design foi baseado no Schelter-Grotesk e Normal Grotesk da Haas. O objetivo do novo design foi de criar uma tipografia neutra, clara e sem significados intrínsecos na sua forma, além de poder ser usado em uma gama de sinais. 

VARIAÇÕES DA HELVETICA 

A variação Helvetica continuou a crescer conforme a fonte cresceu em popularidade. Algumas dessas variações incluem: 

  • Helvetica Light: Desenhado por Erich Shultz-Anker e Arthur Ritzel. 

  • Helvetica CompressedDesenhado por Matthew Carter. 

  • Helvetica arredondado: projetado em 1978 e incorpora um curso mais arredondado. 

  • Neue HelveticaUm redesenho na Helvetica em 1983, que deu ao tipo de letra uma altura e largura mais unificadas. 

Em 1960, o nome da tipografia foi alterado pela empresa alemã filiada da Haas', Stempel, para Helvetica. A ideia inicial era que a fonte se chamasse Helvetia (nome da Suíça em latim). Entretanto, consideraram muita pretensão batizar uma fonte com o nome de uma nação. Dessa forma resolveram alterar o nome para Helvetica para que tivesse um alcance maior no marketing internacional. 

Gostaria de concluir dizendo que a Helvetica é fácil de ler em movimento, por isso é que é frequentemente usada para logotipos de companhias aéreas ou automóveis. 

Espero que tenham gostado e deixo-vos aqui com uma nuvem de palavras sobre as famílias topográficas e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Padrões de Codificação de Caracteres

   Olá e sejam mais uma vez  bem vindos  ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻   Hoje vou falar sobre o que são padrões de codificação de caracteres e em que consiste a tabela de código ASCII e a de código Unicode.   Bem, padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.   Tabela ASCII   ASCII, do inglês  American  Standard  Code  for  Information  (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). É um código de caracteres de 7 bits, onde cada bit representa um caractere único. Aqui você encontrará a tabela ASCII de 8 bits, 256 caracteres, de acordo com o Windows-1252, que é um superconjunto da ISO 8859-1 em termos de caracteres imprimíveis.   Desvantagens:   -Valor limitado de caracteres (256 carac...

Photopea_Ficha 5/ Ficha 6

 Olá e sejam bem-vindos, mais uma vez, ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO...". Espero que esteja tudo bem convosco e que se encontrem preparados para mais uma publicação sobre o Photopea.🌱 Hoje decidi explorar a ferramenta da correção da cor dos olhos vermelhos (“Red Eye Tool”), bem como a correção de pormenores da face num retrato (Correções de partes de uma imagem, alterando a realidade), utilizando as ferramentas “Spot Healing Brush Tool” e “Healing Brush Tool”que permitem remover objetos e manchas indesejadas nas imagens.  Gostei particularmente destas ferramentas, pois sempre que tenha uma foto com uma borbulha já sei o que fazer, pelo que fica aqui a dica e o convite para todos experimentarem Deixo-vos aqui com alguns exemplos, tanto relativamente à correção da cor dos olhos, como a correção de pormenores da face de um retrato (manchas/borbulhas): Continuem "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..." 📢💻 Imagens: Disponibilizadas pela professora da disciplina responsável.