Avançar para o conteúdo principal

Já conheces a Helvetica?

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻  

Hoje vou falar sobre fontes e famílias tipográficas, em particular da “Helvetica”. 🌹

Fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas, sendo identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. 

Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.  

Helvetica é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. 

Helvetica foi desenvolvida em 1957 por     Max Miedinger e Eduard Hoffman no Haas'sche Schriftgiesserei em Münchenstein, Suíça. Miedinger quis desenvolver uma nova tipografia sem serifa que pudesse competir com o aclamado Akzidenz-Grotesk no mercado Suíço. Originalmente batizado de Neue Haas Grotesk, o seu design foi baseado no Schelter-Grotesk e Normal Grotesk da Haas. O objetivo do novo design foi de criar uma tipografia neutra, clara e sem significados intrínsecos na sua forma, além de poder ser usado em uma gama de sinais. 

VARIAÇÕES DA HELVETICA 

A variação Helvetica continuou a crescer conforme a fonte cresceu em popularidade. Algumas dessas variações incluem: 

  • Helvetica Light: Desenhado por Erich Shultz-Anker e Arthur Ritzel. 

  • Helvetica CompressedDesenhado por Matthew Carter. 

  • Helvetica arredondado: projetado em 1978 e incorpora um curso mais arredondado. 

  • Neue HelveticaUm redesenho na Helvetica em 1983, que deu ao tipo de letra uma altura e largura mais unificadas. 

Em 1960, o nome da tipografia foi alterado pela empresa alemã filiada da Haas', Stempel, para Helvetica. A ideia inicial era que a fonte se chamasse Helvetia (nome da Suíça em latim). Entretanto, consideraram muita pretensão batizar uma fonte com o nome de uma nação. Dessa forma resolveram alterar o nome para Helvetica para que tivesse um alcance maior no marketing internacional. 

Gostaria de concluir dizendo que a Helvetica é fácil de ler em movimento, por isso é que é frequentemente usada para logotipos de companhias aéreas ou automóveis. 

Espero que tenham gostado e deixo-vos aqui com uma nuvem de palavras sobre as famílias topográficas e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea_Introdução/ Ficha 2

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..."🌱 Tal como referi no último post, a minha experiência com o Inkscape chegou ao fim e, por isso, vou começar a explorar uma nova ferramenta designada por Photopea. O Photopea é um serviço online grátis que tem ferramentas básicas e avançadas para edição de fotos. Sendo semelhante ao Adobe Photoshop, o site pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais.  Assim, comecei por utilizar a ferramenta “Laço magnético” que faz a medição do contraste cromático entre os pixéis, tendo em conta a tolerância estabelecida, e «desenha» uma seleção à medida que se avança com o cursor. Esta ferramenta só funciona corretamente em imagens onde existe algum contraste cromático. Desta forma, conseguimos mudar a cor de uma flor ou folha, por exemplo:                                             ...

Projetos_Inkscape/ Photopea

 Oláa todos!🌱 Hoje vou apresentar-vos os meus trabalhos de final de período relativos ao Inkscape e Photopea. Comecemos pelo Inkscape: Realização de um logótipo para o Projeto de Educação para a Saúde da Escola Secundária São Pedro. Posso dizer que foi uma experiência incrível participar numa causa tão importante como é a da promoção da saúde e os efeitos que tem na vida nas suas diversas vertentes. De forma breve, o logótipo é constituído por círculos: os que se encontram nas laterais tem dois símbolos, que constituem os objetivos do projeto: o da esquerda representa o estilo de vida saudável e o da direita a saúde. Os círculos centrais tem as iniciais do projeto “PES”. Aqui está ele: Passando ao projeto do Photopea: Criação de um monumento apelidado de “Orgulho à Pátria”. Com este trabalho pretendo retratar a importância da interculturalidade como fonte de aprendizagem, diversificação e união para todos nós. Assim, este novo monumento é uma união de outros três: Chichen Itz...