Avançar para o conteúdo principal

Biometria

  Olá sejam uma vez mais bem-vindos ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO....🌼 

  Preparados mais um tema intrigante? “Let´s go!” 

  Hoje venho falar-vos acerca da biometria. A biometria é a ciência e a tecnologia de medição e análise de dados biológicos. Em tecnologia da informação, a biometria refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão, para fins de autenticação. 

Quais os principais sistemas de leitura biométrica que existem? 


Impressão Digital ☝


  A impressão digital corresponde às pequenas elevações (papilas) na pele da ponta dos dedos que formam conjuntos de linhas únicos. Esses conjuntos não se repetem em outros dedos, por esse motivo, as impressões digitais podem e são usadas para identificar indivíduos. 


Reconhecimento Facial 🙎


  O reconhecimento facial consiste em meios de identificação biométrica que identificam pessoas a partir da medição e análise da forma e da estrutura de seus rostos. 

  Há vários métodos de reconhecimento, mas, de modo geral, tecnologias do tipo funcionam fazendo um mapeamento bidimensional ou tridimensional da face do indivíduo e comparando o resultado com os dados existentes em um banco de imagens. 


Reconhecimento de Voz 📢


  O método de reconhecimento por voz faz uma análise dos parâmetros físicos (cordas vocais, laringe...) e comportamentais (sotaques, maneirismos...) O resultado é um perfil sonoro único, que em tese pode ser usado como uma assinatura biométrica. 

  No entanto, a confiabilidade dos dados é pouca, já que qualquer ruído pode comprometer a análise da voz. 


Reconhecimento da Íris 👀


  A íris corresponde à parte colorida do olho, composta por fibras musculares que se contraem ou dilatam para controlar a captação de luz pelo olho, aumentando ou reduzindo o diâmetro da parte central, a pupila. 

  Nas tecnologias para leitura de íris, um sensor digitaliza a estrutura dessa parte do olho para transformar esses dados em uma espécie de código único. Depois dessa informação ser inserida num banco de dados, basta compará-la com os resultados de cada procedimento de leitura posterior para comprovar a identidade de um indivíduo. 


Reconhecimento da Digitalização 📱


  Este tipo de reconhecimento biométrico baseia-se na análise do ritmo do utilizador ao digitar. Cada pessoa possui um estilo próprio, seja a quantidade de dedos que utiliza, a velocidade com que digita, a força que aplica às teclas... 

  Contudo, a captação dos dados é pouco confiável, já que um utilizador pode mudar o estilo de digitação, de forma inconsciente ou intencional. 

  Concluímos que nas últimas décadas, o avanço tecnológico possibilitou que as características físicas pudessem ser usadas para a interação do homem com sistemas computacionais para fins de reconhecimento, autenticidade e validação de procedimentos. 


Espero ter sido útil e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO... 📢💻


Webgrafia: https://www.ncontrol.com.pt/o-que-e-a-biometria.html

https://www.infowester.com/biometria.php#tipos

https://tecnoblog.net/273655/o-que-e-biometria-tecnologia/


Imagens: https://webpostorn.com.br/2020/07/19/utilizacao-de-biometria/

http://aplicacoesinformaticas1.blogspot.com/2010/10/biometria.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já conheces a Helvetica?

  Olá e sejam mais uma vez  bem vindos  ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻    Hoje vou falar sobre fontes e famílias tipográficas, em particular da “ Helvetica ”.  🌹 Fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas, sendo identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.   Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.    Helvetica  é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo.   Helvetica  foi desenvolvida em 1957 por     Max  Miedinger  e  Eduard   Hoffman  no  Haas'sche   Schriftgiesse...

Photopea_Introdução/ Ficha 2

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..."🌱 Tal como referi no último post, a minha experiência com o Inkscape chegou ao fim e, por isso, vou começar a explorar uma nova ferramenta designada por Photopea. O Photopea é um serviço online grátis que tem ferramentas básicas e avançadas para edição de fotos. Sendo semelhante ao Adobe Photoshop, o site pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais.  Assim, comecei por utilizar a ferramenta “Laço magnético” que faz a medição do contraste cromático entre os pixéis, tendo em conta a tolerância estabelecida, e «desenha» uma seleção à medida que se avança com o cursor. Esta ferramenta só funciona corretamente em imagens onde existe algum contraste cromático. Desta forma, conseguimos mudar a cor de uma flor ou folha, por exemplo:                                             ...

Projetos_Inkscape/ Photopea

 Oláa todos!🌱 Hoje vou apresentar-vos os meus trabalhos de final de período relativos ao Inkscape e Photopea. Comecemos pelo Inkscape: Realização de um logótipo para o Projeto de Educação para a Saúde da Escola Secundária São Pedro. Posso dizer que foi uma experiência incrível participar numa causa tão importante como é a da promoção da saúde e os efeitos que tem na vida nas suas diversas vertentes. De forma breve, o logótipo é constituído por círculos: os que se encontram nas laterais tem dois símbolos, que constituem os objetivos do projeto: o da esquerda representa o estilo de vida saudável e o da direita a saúde. Os círculos centrais tem as iniciais do projeto “PES”. Aqui está ele: Passando ao projeto do Photopea: Criação de um monumento apelidado de “Orgulho à Pátria”. Com este trabalho pretendo retratar a importância da interculturalidade como fonte de aprendizagem, diversificação e união para todos nós. Assim, este novo monumento é uma união de outros três: Chichen Itz...