Avançar para o conteúdo principal

Biometria

  Olá sejam uma vez mais bem-vindos ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO....🌼 

  Preparados mais um tema intrigante? “Let´s go!” 

  Hoje venho falar-vos acerca da biometria. A biometria é a ciência e a tecnologia de medição e análise de dados biológicos. Em tecnologia da informação, a biometria refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como o ADN, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão, para fins de autenticação. 

Quais os principais sistemas de leitura biométrica que existem? 


Impressão Digital ☝


  A impressão digital corresponde às pequenas elevações (papilas) na pele da ponta dos dedos que formam conjuntos de linhas únicos. Esses conjuntos não se repetem em outros dedos, por esse motivo, as impressões digitais podem e são usadas para identificar indivíduos. 


Reconhecimento Facial 🙎


  O reconhecimento facial consiste em meios de identificação biométrica que identificam pessoas a partir da medição e análise da forma e da estrutura de seus rostos. 

  Há vários métodos de reconhecimento, mas, de modo geral, tecnologias do tipo funcionam fazendo um mapeamento bidimensional ou tridimensional da face do indivíduo e comparando o resultado com os dados existentes em um banco de imagens. 


Reconhecimento de Voz 📢


  O método de reconhecimento por voz faz uma análise dos parâmetros físicos (cordas vocais, laringe...) e comportamentais (sotaques, maneirismos...) O resultado é um perfil sonoro único, que em tese pode ser usado como uma assinatura biométrica. 

  No entanto, a confiabilidade dos dados é pouca, já que qualquer ruído pode comprometer a análise da voz. 


Reconhecimento da Íris 👀


  A íris corresponde à parte colorida do olho, composta por fibras musculares que se contraem ou dilatam para controlar a captação de luz pelo olho, aumentando ou reduzindo o diâmetro da parte central, a pupila. 

  Nas tecnologias para leitura de íris, um sensor digitaliza a estrutura dessa parte do olho para transformar esses dados em uma espécie de código único. Depois dessa informação ser inserida num banco de dados, basta compará-la com os resultados de cada procedimento de leitura posterior para comprovar a identidade de um indivíduo. 


Reconhecimento da Digitalização 📱


  Este tipo de reconhecimento biométrico baseia-se na análise do ritmo do utilizador ao digitar. Cada pessoa possui um estilo próprio, seja a quantidade de dedos que utiliza, a velocidade com que digita, a força que aplica às teclas... 

  Contudo, a captação dos dados é pouco confiável, já que um utilizador pode mudar o estilo de digitação, de forma inconsciente ou intencional. 

  Concluímos que nas últimas décadas, o avanço tecnológico possibilitou que as características físicas pudessem ser usadas para a interação do homem com sistemas computacionais para fins de reconhecimento, autenticidade e validação de procedimentos. 


Espero ter sido útil e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO... 📢💻


Webgrafia: https://www.ncontrol.com.pt/o-que-e-a-biometria.html

https://www.infowester.com/biometria.php#tipos

https://tecnoblog.net/273655/o-que-e-biometria-tecnologia/


Imagens: https://webpostorn.com.br/2020/07/19/utilizacao-de-biometria/

http://aplicacoesinformaticas1.blogspot.com/2010/10/biometria.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea_Introdução/ Ficha 2

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..."🌱 Tal como referi no último post, a minha experiência com o Inkscape chegou ao fim e, por isso, vou começar a explorar uma nova ferramenta designada por Photopea. O Photopea é um serviço online grátis que tem ferramentas básicas e avançadas para edição de fotos. Sendo semelhante ao Adobe Photoshop, o site pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais.  Assim, comecei por utilizar a ferramenta “Laço magnético” que faz a medição do contraste cromático entre os pixéis, tendo em conta a tolerância estabelecida, e «desenha» uma seleção à medida que se avança com o cursor. Esta ferramenta só funciona corretamente em imagens onde existe algum contraste cromático. Desta forma, conseguimos mudar a cor de uma flor ou folha, por exemplo:                                             ...

Introdução à programação_ AppInventor (Ficha 1/ 2/ 3)

 Olá! Bem-vindos ao blog “TECNOLOGICAMENTE FALANDO...”.🌱 A minha exploração no Photopea chegou ao fim e, por isso, comecei com uma nova temática: a programação. Para contextualizar um pouco, a programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, o escrever diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens. Assim, concluímos que a programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação.  A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objetivos corresponde àquilo a que se chama algoritmo . Decidi explorar a App Inventor que é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Googl...

Licenças Creative Commons

  Olá meus caros,  💜 Espero que esteja tudo bem e que se encontrem em segurança. 🌱 Hoje regresso para vos trazer um tema bastante útil. Não é nada mais, nada menos do que as licenças Creative Commons .   As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons  forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional «todos os direitos reservados» criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os seus instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos.    Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito...