Avançar para o conteúdo principal

Desinformações, "Deepfake" e "Fake News"

 Olá a todos, 

  Tal como sabemos: “Uma das características mais marcantes da era em que vivemos é precisamente a informação e a forma como ela é trabalhada, como circula e é difundida (imprensa, televisão, publicidade, meios informáticos, etc)” por isso é de extrema importância a utilização dos meios digital da forma mais adequada e proveitosa de modo a agregar conhecimento de uma forma saudável.💗🌱 


  Contudo, nem sempre se observa a utilização correta da internet ou melhor dizendo para um bom fim. Neste sentido, pode surgir desinformações, isto é, a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir ao erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Tem como objetivo influenciar a opinião pública de maneira a proteger interesses privados.    


Ultimamente têm-se intensificado as atividades de desinformação relacionadas com o surto de COVID-19 e por isso as instituições da UE têm trabalhado no sentido de aumentar sensibilização para os perigos da desinformação e promover o recurso a fontes fidedignas. 


  

Nos dias de hoje podemos também falar de deepfake. Mas afinal o que é isto? Nada mais, nada menos do que a manipulação de imagens e/ou vídeos. Podemos afirmar que esta mesma manipulação está a atingir um novo patamar: graças à inteligência artificial, é cada vez mais fácil criar vídeos falsos com resultados credíveis. Os alvos são sobretudo figuras públicas. 


  Para finalizar, creio que todos nós já ouvimos falar de fake news, isto porque somos todos os dias bombardeados com falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais. 
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam notícias absurdas com o intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. 


No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. São também uma ameaça às democracias na medida em que são uma espécie de subversão da verdade e algo que põe em causa os fundamentos da nossa sociedade. 


Por isso, cabe-nos a responsabilidade de não partilhar e/ou denunciar sempre nos apercebamos que alguma informação não corresponde à realidade, para que tanto nós como o resto do mundo tenham acesso à informação o mais verídica possível.  


Vamos lá fazer isso? Espero ter sido útil e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO... 📢💻

 Webgrafia:

Imagem: 

 https://images.app.goo.gl/TkgaKniSSutBQtaR7 

Consultado a: 01/10/2020

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já conheces a Helvetica?

  Olá e sejam mais uma vez  bem vindos  ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻    Hoje vou falar sobre fontes e famílias tipográficas, em particular da “ Helvetica ”.  🌹 Fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas, sendo identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.   Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.    Helvetica  é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo.   Helvetica  foi desenvolvida em 1957 por     Max  Miedinger  e  Eduard   Hoffman  no  Haas'sche   Schriftgiesse...

Photopea_Introdução/ Ficha 2

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..."🌱 Tal como referi no último post, a minha experiência com o Inkscape chegou ao fim e, por isso, vou começar a explorar uma nova ferramenta designada por Photopea. O Photopea é um serviço online grátis que tem ferramentas básicas e avançadas para edição de fotos. Sendo semelhante ao Adobe Photoshop, o site pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais.  Assim, comecei por utilizar a ferramenta “Laço magnético” que faz a medição do contraste cromático entre os pixéis, tendo em conta a tolerância estabelecida, e «desenha» uma seleção à medida que se avança com o cursor. Esta ferramenta só funciona corretamente em imagens onde existe algum contraste cromático. Desta forma, conseguimos mudar a cor de uma flor ou folha, por exemplo:                                             ...

Projetos_Inkscape/ Photopea

 Oláa todos!🌱 Hoje vou apresentar-vos os meus trabalhos de final de período relativos ao Inkscape e Photopea. Comecemos pelo Inkscape: Realização de um logótipo para o Projeto de Educação para a Saúde da Escola Secundária São Pedro. Posso dizer que foi uma experiência incrível participar numa causa tão importante como é a da promoção da saúde e os efeitos que tem na vida nas suas diversas vertentes. De forma breve, o logótipo é constituído por círculos: os que se encontram nas laterais tem dois símbolos, que constituem os objetivos do projeto: o da esquerda representa o estilo de vida saudável e o da direita a saúde. Os círculos centrais tem as iniciais do projeto “PES”. Aqui está ele: Passando ao projeto do Photopea: Criação de um monumento apelidado de “Orgulho à Pátria”. Com este trabalho pretendo retratar a importância da interculturalidade como fonte de aprendizagem, diversificação e união para todos nós. Assim, este novo monumento é uma união de outros três: Chichen Itz...