Olá a todos,
Tal como sabemos: “Uma das características mais marcantes da era em que vivemos é precisamente a informação e a forma como ela é trabalhada, como circula e é difundida (imprensa, televisão, publicidade, meios informáticos, etc)” por isso é de extrema importância a utilização dos meios digital da forma mais adequada e proveitosa de modo a agregar conhecimento de uma forma saudável.💗🌱
Contudo, nem sempre se observa a utilização correta da internet ou melhor dizendo para um bom fim. Neste sentido, pode surgir desinformações, isto é, a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir ao erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Tem como objetivo influenciar a opinião pública de maneira a proteger interesses privados.
Ultimamente têm-se intensificado as atividades de desinformação relacionadas com o surto de COVID-19 e por isso as instituições da UE têm trabalhado no sentido de aumentar sensibilização para os perigos da desinformação e promover o recurso a fontes fidedignas.
Nos dias de hoje podemos também falar de deepfake. Mas afinal o que é isto? Nada mais, nada menos do que a manipulação de imagens e/ou vídeos. Podemos afirmar que esta mesma manipulação está a atingir um novo patamar: graças à inteligência artificial, é cada vez mais fácil criar vídeos falsos com resultados credíveis. Os alvos são sobretudo figuras públicas.
Para finalizar, creio que todos nós já ouvimos falar de fake news, isto porque somos todos os dias bombardeados com falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam notícias absurdas com o intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. São também uma ameaça às democracias na medida em que são uma espécie de subversão da verdade e algo que põe em causa os fundamentos da nossa sociedade.
Por isso, cabe-nos a responsabilidade de não partilhar e/ou denunciar sempre nos apercebamos que alguma informação não corresponde à realidade, para que tanto nós como o resto do mundo tenham acesso à informação o mais verídica possível.
Vamos lá fazer isso? Espero ter sido útil e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO... 📢💻
Webgrafia:
https://www.publico.pt/multimedia/interactivo/deepfake
https://www.dn.pt/lusa/fake-news-ameaca-sobretudo-para-a-democracia---filipe-alves--10589370.html
Imagem:
https://images.app.goo.gl/TkgaKniSSutBQtaR7
Consultado a: 01/10/2020
Comentários
Enviar um comentário