Avançar para o conteúdo principal

QR Code

  Olá, olá... e essas saudades!? 🌼

  Bem, aqui estou eu para vos falar de um tema bastante interessante e dinâmico pois tal como eu também vós poder-vos-eis aventurar nesta peripécia de criar QR Codes. 

  Portanto, tal como já deu para perceber, vou falar um pouco sobre QR Codes (Quick Response Code). O QR Code é um novo código de barras em 2D. Foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção. 

  O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive,  com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo. 

Mas afinal qual é a diferença entre o QR Code e o código de barras comum? 


  A primeira diferença é a representação gráfica de ambos. O código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. 

  O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós. 

  Já o QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados. 

 

E como funciona o QR Code? 


  Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente. 

  

  Como tarefa proposta na disciplina de Aplicações Informáticas B descodificamos vários códigos e criamos os nossos próprios códigos. Creio que foi uma proposta bastante produtiva visto que, apesar de já ter lido diversos códigos nunca tive o ensejo de os criar, mas tal como diz o ditado popular: “Há sempre uma primeira vez para tudo!” 

Deixo-vos aqui com os QR Code que eu criei tanto para o meu endereço de blog como uma pequena mensagem e encorajo-vos para darem uma espreitadela no meus e também criardes os vossos!

Vamos lá fazer isso? Espero ter sido útil e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO... 📢💻


Webgrafia: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/um-pequeno-guia-sobre-o-qr-code-uso-e-funcionamento.html

Imagem: https://tecnoblog.net/272214/como-criar-o-seu-proprio-qr-code/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea_Introdução/ Ficha 2

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..."🌱 Tal como referi no último post, a minha experiência com o Inkscape chegou ao fim e, por isso, vou começar a explorar uma nova ferramenta designada por Photopea. O Photopea é um serviço online grátis que tem ferramentas básicas e avançadas para edição de fotos. Sendo semelhante ao Adobe Photoshop, o site pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais.  Assim, comecei por utilizar a ferramenta “Laço magnético” que faz a medição do contraste cromático entre os pixéis, tendo em conta a tolerância estabelecida, e «desenha» uma seleção à medida que se avança com o cursor. Esta ferramenta só funciona corretamente em imagens onde existe algum contraste cromático. Desta forma, conseguimos mudar a cor de uma flor ou folha, por exemplo:                                             ...

Introdução à programação_ AppInventor (Ficha 1/ 2/ 3)

 Olá! Bem-vindos ao blog “TECNOLOGICAMENTE FALANDO...”.🌱 A minha exploração no Photopea chegou ao fim e, por isso, comecei com uma nova temática: a programação. Para contextualizar um pouco, a programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, o escrever diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens. Assim, concluímos que a programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação.  A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objetivos corresponde àquilo a que se chama algoritmo . Decidi explorar a App Inventor que é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Googl...

Licenças Creative Commons

  Olá meus caros,  💜 Espero que esteja tudo bem e que se encontrem em segurança. 🌱 Hoje regresso para vos trazer um tema bastante útil. Não é nada mais, nada menos do que as licenças Creative Commons .   As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons  forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional «todos os direitos reservados» criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os seus instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos.    Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito...