Avançar para o conteúdo principal

QR Code

  Olá, olá... e essas saudades!? 🌼

  Bem, aqui estou eu para vos falar de um tema bastante interessante e dinâmico pois tal como eu também vós poder-vos-eis aventurar nesta peripécia de criar QR Codes. 

  Portanto, tal como já deu para perceber, vou falar um pouco sobre QR Codes (Quick Response Code). O QR Code é um novo código de barras em 2D. Foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção. 

  O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive,  com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo. 

Mas afinal qual é a diferença entre o QR Code e o código de barras comum? 


  A primeira diferença é a representação gráfica de ambos. O código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. 

  O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós. 

  Já o QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados. 

 

E como funciona o QR Code? 


  Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente. 

  

  Como tarefa proposta na disciplina de Aplicações Informáticas B descodificamos vários códigos e criamos os nossos próprios códigos. Creio que foi uma proposta bastante produtiva visto que, apesar de já ter lido diversos códigos nunca tive o ensejo de os criar, mas tal como diz o ditado popular: “Há sempre uma primeira vez para tudo!” 

Deixo-vos aqui com os QR Code que eu criei tanto para o meu endereço de blog como uma pequena mensagem e encorajo-vos para darem uma espreitadela no meus e também criardes os vossos!

Vamos lá fazer isso? Espero ter sido útil e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO... 📢💻


Webgrafia: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/03/um-pequeno-guia-sobre-o-qr-code-uso-e-funcionamento.html

Imagem: https://tecnoblog.net/272214/como-criar-o-seu-proprio-qr-code/


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Padrões de Codificação de Caracteres

   Olá e sejam mais uma vez  bem vindos  ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻   Hoje vou falar sobre o que são padrões de codificação de caracteres e em que consiste a tabela de código ASCII e a de código Unicode.   Bem, padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.   Tabela ASCII   ASCII, do inglês  American  Standard  Code  for  Information  (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). É um código de caracteres de 7 bits, onde cada bit representa um caractere único. Aqui você encontrará a tabela ASCII de 8 bits, 256 caracteres, de acordo com o Windows-1252, que é um superconjunto da ISO 8859-1 em termos de caracteres imprimíveis.   Desvantagens:   -Valor limitado de caracteres (256 carac...

Já conheces a Helvetica?

  Olá e sejam mais uma vez  bem vindos  ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻    Hoje vou falar sobre fontes e famílias tipográficas, em particular da “ Helvetica ”.  🌹 Fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas, sendo identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.   Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.    Helvetica  é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo.   Helvetica  foi desenvolvida em 1957 por     Max  Miedinger  e  Eduard   Hoffman  no  Haas'sche   Schriftgiesse...

Photopea_Ficha 5/ Ficha 6

 Olá e sejam bem-vindos, mais uma vez, ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO...". Espero que esteja tudo bem convosco e que se encontrem preparados para mais uma publicação sobre o Photopea.🌱 Hoje decidi explorar a ferramenta da correção da cor dos olhos vermelhos (“Red Eye Tool”), bem como a correção de pormenores da face num retrato (Correções de partes de uma imagem, alterando a realidade), utilizando as ferramentas “Spot Healing Brush Tool” e “Healing Brush Tool”que permitem remover objetos e manchas indesejadas nas imagens.  Gostei particularmente destas ferramentas, pois sempre que tenha uma foto com uma borbulha já sei o que fazer, pelo que fica aqui a dica e o convite para todos experimentarem Deixo-vos aqui com alguns exemplos, tanto relativamente à correção da cor dos olhos, como a correção de pormenores da face de um retrato (manchas/borbulhas): Continuem "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..." 📢💻 Imagens: Disponibilizadas pela professora da disciplina responsável.