Avançar para o conteúdo principal

Modelos de Cor

 Olá e sejam mais uma vez bem-vindos ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻. Hoje vou falar sobre alguns modelos de cor nomeadamente, o modelo RGB, o modelo CMYK, o modelo HSV e o Modelo YUV. 

Modelos de Cor  

Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. 

Antes de serem descritos alguns modelos, convém diferenciar modelo aditivo de subtrativo. O modelo utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadas é considerado aditivo e para as cores impressas é considerado subtrativo. 

Modelo Aditivo ➕  

Modelo utilizado para descrever as cores emitidas ou projetadas, por exemplo as cores que são emitidas por uma fonte de luz. Num modelo aditivo, a ausência de cores e representada pela cor preta, enquanto a mistura das cores vermelho, verde e azul indica a cor branca. O modelo aditivo explica assim a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida. 

Modelo Subtrativo ➖ 

Modelo que serve para descrever as cores impressas, por exemplo as cores que estão numa pintura. Num modelo subtrativo as misturas das três cores acima referidas representam-se pela cor preta uma vez que são absorvidos os comprimentos de onda. À ausência de luz designa-se por cores brancas porque as cores não são absorvidas e sim refletidas. O modelo subtrativo explica assim a mistura de cores para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz. 

Modelo RGB  

Este modelo utiliza luz para produzir cor, a sua gama inclui cores néon. Uma grande percentagem do espectro visível pode ser representada pela mistura de luz vermelha (R), verde (G) e azul (B) em diversas proporções e intensidades. Quando estas tonalidades se cruzam, produzem o ciano, magenta, amarelo e branco. As cores RGB são chamadas de aditivas, porque elas combinam-se para formar o branco. Cores aditivas são utilizadas para iluminação, vídeos e monitores. 

Modelo CMYK 

Este modelo de cor baseia-se na qualidade de absorção de luz da tinta impressa em papel. Como a luz branca é rebatida por tintas translúcidas, parte do espectro é absorvida enquanto que outras partes são refletidas de volta aos olhos. Em teoria, pigmentos de Ciano (C), Magenta (M), Amarelo(Y) puros devem combinar-se para absorver todas as cores e produzir o preto. Por este motivo estas cores são chamadas de subtrativas. Uma vez que todas as tintas de impressão contêm impurezas, estas três tintas produzem, na verdade, um marrom turvo e devem ser combinadas com tinta preta (K) para produzir um preto verdadeiro. Combinar essas tintas para reproduzir cor é chamado de impressão em quatro cores de processo. Este é o padrão de cores mais indicado para impressão, com maior qualidade de cor. 

Modelo HSV  

O modelo HSV baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos. Isto é, os artistas plásticos para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação. Desta forma, o modelo HSV é mais intuitivo de utilizar do que o modelo RGB. Do ponto de vista de um artista plástico, é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho, verde e azul.  

Modelo YUV  

O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. 

Espero que tenham gostado e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻 

Webgrafia:  https://teoriadascores.weebly.com/modelo-subtrativo-e-aditivo.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Photopea_Introdução/ Ficha 2

 Olá e sejam mais uma vez bem vindos ao blog "TECNOLOGICAMENTE FALANDO..."🌱 Tal como referi no último post, a minha experiência com o Inkscape chegou ao fim e, por isso, vou começar a explorar uma nova ferramenta designada por Photopea. O Photopea é um serviço online grátis que tem ferramentas básicas e avançadas para edição de fotos. Sendo semelhante ao Adobe Photoshop, o site pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais.  Assim, comecei por utilizar a ferramenta “Laço magnético” que faz a medição do contraste cromático entre os pixéis, tendo em conta a tolerância estabelecida, e «desenha» uma seleção à medida que se avança com o cursor. Esta ferramenta só funciona corretamente em imagens onde existe algum contraste cromático. Desta forma, conseguimos mudar a cor de uma flor ou folha, por exemplo:                                             ...

Introdução à programação_ AppInventor (Ficha 1/ 2/ 3)

 Olá! Bem-vindos ao blog “TECNOLOGICAMENTE FALANDO...”.🌱 A minha exploração no Photopea chegou ao fim e, por isso, comecei com uma nova temática: a programação. Para contextualizar um pouco, a programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, o escrever diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens. Assim, concluímos que a programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação.  A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objetivos corresponde àquilo a que se chama algoritmo . Decidi explorar a App Inventor que é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Googl...

Licenças Creative Commons

  Olá meus caros,  💜 Espero que esteja tudo bem e que se encontrem em segurança. 🌱 Hoje regresso para vos trazer um tema bastante útil. Não é nada mais, nada menos do que as licenças Creative Commons .   As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons  forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional «todos os direitos reservados» criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os seus instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos.    Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito...