Avançar para o conteúdo principal

Formatos para Guardar os Ficheiros de Imagens Digitais

  Olá e sejam mais uma vez bem-vindos ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻. Hoje vou falar sobre formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais.

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:

- Programas bitmap (imagem)

- Programas vetoriais (gráficos ou desenho)

Compressão:

Reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou a transmitir esses mesmos dados de forma eficiente. As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas distintas:

- Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;

- Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.

Quanto menos espaço ocupar um ficheiro mais rápido é o seu armazenamento e transmissão.

BMP (Bitmap)

É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão.

GIF (Graphics Interchange Format)

Formato desenvolvido pela CompuServe antes do JPEG para os antigos computadores de 8 bits. Na época, esta era uma boa solução devido às limitações de qualidade dos monitores e dos modems de conexão discada. Em imagens web que não necessitam de muita qualidade, o GIF passa a ser uma opção melhor do que o JPG tanto pelo maior nível de compressão quanto por oferecer cores mais vivas, mas está caindo em desuso devido à popularização do PNG e TIFF, que são mais versáteis e compatíveis com a maior velocidade da internet disponível atualmente.

JPEG/JFIF (Joint Photographic Experts Group)

Formato padrão da grande maioria dos usuários, possui uma altíssima taxa de compressão capaz de fazer com que um papel de parede com resolução Full HD (1920x1080) ocupe apenas 100 KB em disco, mas isso só é possível porque a compressão joga fora parte da qualidade.

Em vários casos, em especial nas páginas da internet, o tamanho menor do arquivo supera a desvantagem da perda de qualidade, mas este não é o formato recomendado para quem deseja fidelidade nos detalhes de suas fotos e imagens. Isso não torna o JPG ruim, já que possui um excelente nível de compressão - ele apenas é menos indicado para essas situações.

PDF (Portable Document Format)

Formato criado com o programa Adobe Acrobat; muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.

PNG (Portable Network Graphics)

Desenvolvido para suprir as limitações do formato GIF, suportando milhões de cores em vez das poucas centenas do formato anterior. Suporta também fundo transparente, compressão sem perdas e até animações, embora não nativamente. Para animações é necessário salvar como APNG (Animated Portable Network Graphics), que funciona de forma muito semelhante ao GIF, mas com um nível de compressão maior (também usa LZW) e alta qualidade.

TIFF (Tagged Image File Format)

Formato sem compressão; Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização; É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem; É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato; Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.

Espero que tenham gostado e não se esqueçam continuem TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻

Webgrafia: https://canaltech.com.br/software/qual-a-diferenca-entre-jpg-gif-png-exif-e-outros-formatos-de-imagem/

-Apontamentos da aula.

Imagem: https://images.app.goo.gl/4ptznygnEkbsM8qN9

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Já conheces a Helvetica?

  Olá e sejam mais uma vez  bem vindos  ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻    Hoje vou falar sobre fontes e famílias tipográficas, em particular da “ Helvetica ”.  🌹 Fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos, são armazenadas em ficheiros de fontes, onde são descritas as suas características físicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas, sendo identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.   Designa-se por família um agrupamento de caracteres, cujos traços são semelhantes, isto é, com características e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.    Helvetica  é uma fonte tipográfica sem-serifa considerada como uma das mais populares ao redor do mundo.   Helvetica  foi desenvolvida em 1957 por     Max  Miedinger  e  Eduard   Hoffman  no  Haas'sche   Schriftgiesse...

Padrões de Codificação de Caracteres

   Olá e sejam mais uma vez  bem vindos  ao blog TECNOLOGICAMENTE FALANDO...📢💻   Hoje vou falar sobre o que são padrões de codificação de caracteres e em que consiste a tabela de código ASCII e a de código Unicode.   Bem, padrões de codificação de caracteres retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.   Tabela ASCII   ASCII, do inglês  American  Standard  Code  for  Information  (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações). É um código de caracteres de 7 bits, onde cada bit representa um caractere único. Aqui você encontrará a tabela ASCII de 8 bits, 256 caracteres, de acordo com o Windows-1252, que é um superconjunto da ISO 8859-1 em termos de caracteres imprimíveis.   Desvantagens:   -Valor limitado de caracteres (256 carac...

QR Code

   Olá, olá... e essas saudades!? 🌼   Bem, aqui estou eu para vos falar de um tema bastante interessante e dinâmico pois tal como eu também vós poder-vos-eis aventurar nesta peripécia de criar QR Codes.     Portanto, tal como já deu para perceber, vou falar um pouco sobre QR Codes ( Quick  Response  Code ). O QR  Code  é um novo código de barras em 2D. Foi criado pela empresa japonesa Denso- Wave , em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção.     O QR  Code  já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive,  com realidade aumentada . As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo.   Mas afinal qual é a diferença entre o QR  Code  e o código de barras comum?     A primeira diferença é a representação gráfic...